Igreja de Cristo em Células > Mídias > Artigos > 5 DICAS PARA MOTIVAR QUALQUER EQUIPE.

Confira sugestões de atitudes que vão ajudar sua equipe a ficar mais motivada.
Cobranças, pressões, rotina ou falta de estímulo por parte dos superiores são alguns fatores que podem desmotivar as pessoas quanto a seu trabalho. É impossível manter equipes completamente animadas e estimuladas em todo o tempo sem que haja uma postura do líder focada nesse objetivo. Há atitudes que devem ser observadas (e ensinadas) para construir um clima de motivação sólido, constante e que supera adversidades momentâneas.

Pensando nisso, compartilhamos aqui 5 dicas sobre como motivar uma equipe desmotivada ou mesmo melhorar o desempenho de pessoas já estimuladas e dedicadas. Essas atitudes são práticas universais e adaptáveis a diferentes tipos liderança. Veja como motivar pessoas e mantê-las assim:

1. Valorize os colaboradores ou os voluntários – Não confunda motivação com alegria. A chave aqui não é “dar um gás” em seus liderados, utilizando artifícios de curta duração. Em vez disso, o foco deve ser criar um ambiente onde há espaço para crescimento pessoal e ministerial. O líder quer ser valorizado, quer ter seu trabalho reconhecido. Um ambiente que não proporciona esta valorização e tenta compensar com prêmios esporádicos não terá uma equipe verdadeiramente motivada. Uma “política” de reconhecimento constante, que permite que o líder seja ouvido, respeitado, cuidado e se sinta parte do corpo. é, no A igreja com líderes mais motivados é aquela que investe neles e reconhece sua importância.

2. Dê bons feedbacks – Positivos ou negativos, feedbacks são de extrema importância para a motivação da equipe. A forma de fornecê-los faz toda a diferença: é importante não envergonhar seus líderes na frente do restante da equipe e, ao dar feedback negativo, lembrar os pontos positivos do líder. O objetivo não é deixar o líder assustado e pressionado, mas mostrá-lo que há como vencer as dificuldades e fazer melhor. No caso do feedback positivo, não o deixe de lado. Assim como é importante para quem está lutando contra adversidades saber que o você acredita nele e deseja seus sucessos, para quem está se saindo bem, o reconhecimento de seus méritos é uma força que o empurra na direção de objetivos ainda maiores. E não esqueça que o feedback é uma via de mão dupla: esteja aberto a ouvir seus líderes com relação ao seu próprio desempenho.

3. Aja como mentor – Esteja disponível para ensinar o que você sabe à sua equipe. Tanto a mentoria no campo ministerial como no lado pessoal são formas de estabelecer relacionamentos genuínos com seus líderes, o que é um tipo de motivação. O lider que conta com seu discípulador e que sabe que pode trocar conhecimentos e experiências com ele será mais confiante e se sentirá mais valorizado. Além disso, oferecer cursos, materiais de capacitação e reciclagem, livros e outras ferramentas do tipo são formas práticas de incentivo e mentoria.

4. Incentive a participação – Abrir o caminho para as opiniões e sugestões dos seus liderados é não só uma forma de motivá-los, mas, de fato, é vantajoso, pois dessa atitude podem brotar ideias únicas e inovadoras.

5. Celebre as vitórias – Quando a equipe falhar, esteja junto dela e reconheça que, como líder (discipulador), a falha também é sua. Quando os objetivos forem alcançados, porém, celebre com a sua equipe, faça-os sentir parte da conquista. Quer seja um almoço, ou uma forma de reconhecimento menos dispendiosa, encontre uma maneira de celebrar em equipe a conquista de algo importante na vida de seu liderado.